Sábado, 27 de Abril de 2024 15:43
9293518178
MANAUS CORRIDÃO

Aprovados do concurso da PM 2021 fazem corridão com presença do vereador Capitão Carpê e do deputado Dan Câmara

O objetivo é conscientizar a população e autoridades sobre a falta de segurança pública no estado

22/03/2024 14h48
Por: Rodrigo Falcão
Foto: Paulo Machida
Foto: Paulo Machida

Os aprovados do concurso público da Polícia Militar de 2021 realizaram, no último domingo (17/03), um corridão na Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, com o intuito de conscientizar a população e autoridades sobre a falta de segurança pública no estado, com a presença do vereador Capitão Carpê e do deputado estadual Comandante Dan Câmara. 

Cerca de 500 aprovados que aguardam a convocação para o curso de formação participaram do evento. Além disso, também ocorreu a arrecadação de alimentos que serão distribuídos para pessoas em estado de vulnerabilidade social em uma comunidade carente de Manaus.

 

 

O evento ocorreu às 8:00 horas da manhã, com o objetivo de reunir novamente a tropa de aprovados que ainda aguardam a convocação, para conversar, se fortalecer e chamar a atenção da população sobre a segurança, mostrando que há solução para melhorar a segurança pública. Os participantes estão aptos e homologados em diário oficial e aguardam a convocação para realizar o curso de formação.

 

Foto: Paulo Machida

 

Além dos aprovados, participaram do evento o deputado estadual Comandante Dan Câmara, que já foi secretário de segurança pública do estado do Amazonas, o vereador Capitão Carpê Andrade, que apoia a causa desde o início, e o instrutor do CFAP da Polícia Militar do Amazonas, capitão Tasso Alves, que deram palavras de apoio e motivação.

 

Foto: Paulo Machida

 

O vereador Capitão Carpê Andrade sempre apoiou essa jornada dos aprovados, pois sabe da necessidade que Manaus e o Amazonas enfrentam com a falta de segurança pública. Tem sido, como vereador, um importante defensor da segurança, mostrando caminhos e soluções para combater o crime. 

Carpê ingressou no quadro da Polícia Militar do Amazonas (PM/AM) como praça (soldado) no ano de 2009. Foi promovido a oficial em 2011, atuou como aspirante e 2° tenente em 2013, promovido em 2015 para 1° tenente, e finalizou a carreira militar como capitão entre 2018 e 2020. (informações biografia CMM).

Foto: Paulo Machida

 

O representante da Comissão 01, dos aprovados da Polícia Militar, Paulo Machida, falou sobre as etapas que os aprovados passaram e que aguardam a convocação do Governo para o curso de formação policial.  

"Somos 2.300 aprovados do concurso de 2021 da Polícia Militar para o cargo de soldado, realizamos todas as etapas do concurso conforme o edital, entregamos documentos, exames médicos, realizamos teste físico, teste psicológico, teste toxicológico e investigação social. Agora, aguardamos que o governo nos convoque para realizarmos o curso de formação policial. Conforme o planejado, ele (governador) já chamou 1.000 (mil) que hoje estão em curso. Aguardamos o chamamento dos demais aprovados/homologados para assim, após a conclusão do curso de formação irmos às ruas fortalecer o braço armado do Estado, o sistema de segurança pública no combate a criminalidade que tem crescido de forma repentina nos últimos 10 anos", disse. 

 

Foto: Paulo Machida

 

Machida enfatizou a falta de seguraça pública que há no estado do Amazonas, e a necessidade de haver mais soldados nas ruas, para que a população esteja segura da violência que, todos os dias, impera sobre a capital amazonense. 

"Infelizmente nosso Estado enfrenta um momento crítico com relação a segurança, a demora para o chamamento desses aprovados causa uma instabilidade grave no sistema de segurança, a cada dia que passa fica mais difícil", enfatizou.

E continuou:

"Hoje o Estado tem menos de 5.500 policiais militares atuando para a segurança de 62 municípios, enquanto a lei prevê que tenha 15 mil policiais na ativa, infelizmente temos menos da metade, e resultado disso é o que vivemos hoje, alto índice de violência, assaltos, homicídios, guerra de facções, policias sem folga trabalhando de forma excessiva, sofrendo problemas psicológicos, problemas relacionados à atividade operacional em excesso resultando até mesmo casos lamentáveis de suicídios, tudo isso se dar por conta da redução do efetivo policial".

Machida falou, ainda, sobre a posição do Governo do Estado em relação aos aprovados que aguardam convocação.

"O governo alega que aguarda a melhora na arrecadação do Estado para realizar o orçamento para chamamento dos demais aprovados, inclusive existe uma recomendação feita pelo ministério público na qual o órgão solicita que o executivo estadual faça um cronograma o quanto antes para o nosso chamamento e realize um plano de recomposição de efetivo para os próximos 5 anos", finalizou.

A Comissão 01 é comandada pelo Paulo Machida e Jackeline Rodrigues. Desde o ano passado, fevereiro de 2023, a comissão tem se destacado na cidade realizando eventos, como corridão na Ponta Negra, doação de sangue, e reuniões, com o mesmo objetivo. 

VEJA AS AÇÕES:

Aprovados em concurso da PM e CBM realizam corridão em Manaus

Aprovados da PM e CBM realizam campanha de doação de sangue neste sábado (25)

Hemoam recebe aprovados da PM e CBM para grande ação de doação de sangue, em Manaus

Aprovados da Polícia Militar e CBMAM encerram campanha de doação de sangue no Hemoam, em Manaus

Aprovados em todas as etapas do concurso da PM fazem corridão em Manacapuru

Aprovados da PM realizam ação na Ponta Negra para pedir ao governador a convocação de 3.527 aptos

Aprovados da PM se concentram em frente à sede do Governo para pedir a convocação de 3.527 aptos

 

Foto: Paulo Machida

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.