Segunda, 29 de Abril de 2024 20:23
9293518178
MUNDO CONFLITO

Exército de Israel anuncia retirada de tropas do sul de Gaza

No dia em que a guerra contra o Hamas completa seis meses, as forças de defesa de Israel anunciam a retirada de tropas terrestres do sul da região do conflito

08/04/2024 01h01
Por: Redação Fonte: Tn Oline
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O exército de Israel anunciou, neste domingo (7), a retirada de suas tropas do sul da Faixa de Gaza, marcando o sexto mês desde o início da guerra na região.

Todas as tropas terrestres, com exceção de uma brigada, serão retiradas da área sul da Faixa de Gaza, informou um porta-voz militar. Normalmente, uma brigada israelense consiste em milhares de soldados.

A Brigada Nahan permanecerá no centro e norte de Gaza, com o objetivo de manter a segurança dos civis na região sul do país, conforme relatos do jornal Jerusalem Post.

Embora a retirada das tropas tenha sido anunciada, o Exército não descartou a possibilidade de futuras operações. Em um comunicado enviado à AFP, as Forças de Israel afirmaram que a divisão deixou a Faixa de Gaza para se recuperar e se preparar para operações futuras, sem fornecer mais detalhes sobre o assunto.

“A divisão deixou a Faixa de Gaza para se recuperar e se preparar para operações futuras”, disse trecho do comunicado.

A retirada das tropas acontece em meio a uma nova rodada de negociações visando um cessar-fogo e a libertação de reféns mantidos pelo Hamas. Após o anúncio, refugiados palestinos em Rafah, na fronteira com o Egito, iniciaram o retorno a Khan Yunis, utilizando diversos meios de transporte.

A maioria da população de Gaza está concentrada nas cidades do sul da região, após terem sido forçadas a deixar o norte do país no início do conflito. A região sul tem sido alvo de intensos ataques israelenses, incluindo hospitais e comboios humanitários.

As negociações por um cessar-fogo e outras demandas estão em andamento no Egito, envolvendo delegações dos EUA, Catar, Israel e Hamas. Ambas as partes buscam um acordo que ponha fim ao conflito e estabeleça condições para o retorno à normalidade na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.