Domingo, 28 de Abril de 2024 22:31
9293518178
CIDADE TRAGÉDIA

28 de Março: 10 anos do acidente entre micro-ônibus e caminhão que matou 16 pessoas na Djalma Batista

O acidente aconteceu em 28 de março de 2014, na avenida Djalma Batista, em Manaus

28/03/2024 16h54 Atualizada há 1 mês
Por: Rodrigo Falcão
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O dia 28 de março de 2014 ficou marcado com a tragédia envolvendo um micro-ônibus e uma caçamba, na avenida Djalma Batista, em Manaus, que deixou 16 mortos, dentre eles, uma criança e uma mulher grávida. Hoje, a tragédia completa exatos 10 anos. 

Era uma sexta-feira, por volta das 19h40, horário de pico na avenida Djalma Batista. O caminhão trafegava no sentido centro, quando o motorista perdeu o controle, atravessou o meio-fio e invadiu a contramão, batendo de frente com o micro-ônibus da linha 825.

Com o forte impacto, 16 pessoas morreram, dentre elas uma criança (de 1 ano e 6 meses), e uma mulher grávida. Médicos chegaram a realizar o parto, mas o bebê não resistiu. 17 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para atendimento médico. 

 

Foto: Divulgação

O motorista da caçamba, que prestava serviços terceirizados para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), também morreu.

Universitários e frentistas ajudaram alguns feridos que pediam socorro logo após o acidente. Diversos carros do Corpo de Bombeiros e SAMU estiveram no local. No mesmo dia, a Prefeitura de Manaus decretou luto oficial de três dias.

Atualmente, um memorial embaixo do viaduto Ayrton Senna foi deixado para que as vítimas sejam lembradas. O complexo Viário 28 de Março também faz homenagem às pessoas que morreram no acidente. 

Clique aqui e assista à reportagem da Rede Amazônica da época

Na época, um laudo confeccionado pelo Instituto Médico Legal (IML) apontou que o motorista do caminhão consumiu bebidas alcoólicas e cocaína antes do acidente. O Instituto de Perícia da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), realizou uma perícia que apontou que a alta velocidade do caminhão foi a causa determinante do acidente.

Vítimas

Rosangela Cardoso Costa, 39 anos
Robert da Cunha Moraes, 26 anos
Adriane da Silva Fernandes, 20 anos
Lincoln Oliveira de Souza, 21 anos
Homem aproximadamente 30 a 35 anos – suposto Ricardo Oliveira, conforme IML
Ozaias Costa de Almeida (Motorista do caminhão)
Quézia Guedes de Souza , 24 anos
Clarice Gomes Pires, 58 anos
Luis Miguel Guedes de Souza, 1 ano e 6 meses
João Jorge Duarte Pires, 56 anos
Carlos Alberto da Silva Silveira, 50 anos
Gabriela Teles Messias, 26 anos
Tânia Mara da Rocha, 50 anos
Sebastião Alves de Araújo, 50 anos
Domingos Messias de Souza, de 60 anos

Lei do Trânsito

Hoje, 28 de março, é o Dia Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, de acordo com a Lei Municipal número 1.861 de 6 de maio de 2014. Este dia é lembrado para conscientizar as pessoas sobre os cuidados no trânsito, mas reduzir acidentes. 

Cuidados como: não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir, estar na velocidade permitida, não ultrapassar o sinal vermelho, parar nas faixas de pedestres, não usar o celular, e outros são importantes para evitar acidentes fatais. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.