A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) registrou redução de 56% nos casos de mpox, no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação ao último quadrimestre de 2024. A queda é resultado do monitoramento contínuo e das ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da FVS-RCP, em parceria com os municípios.
A mpox é uma doença viral transmitida por contato direto com lesões de pele, secreções respiratórias, fluidos corporais ou objetos contaminados. Os principais sintomas incluem febre, cansaço extremo e lesões na pele. A orientação é que, ao identificar sintomas suspeitos, a pessoa procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e siga as recomendações médicas, incluindo o isolamento, para evitar a disseminação do vírus.
Como parte das ações preventivas, todas as quartas-feiras a FVS-RCP divulga o cenário da doença no estado. Além do informe semanal, os números da mpox estão disponíveis para a acesso no site www.fvs.am.gov.b.